terça-feira, 21 de agosto de 2007

Educação uma utopia para pobres


Não consegui entender se meu post sobre a falta de cinemas no fim do mundo foi muito agressivo ou se os leitores que freqüentam o blog estão um tanto sensíveis. A paixão pela cidade de Caruaru se mostrou um tanto maior que a frieza da análise e da discussão. Gosto de Caruaru, pois aqui nasci, cresci, e pretendo morrer. Quero que meus filhos estudem da mesma forma que eu, se possível for no colégio Sagrado Coração, as Irmãs Beneditinas.... ali se vê educação.

Mas o que seria educação? Uma assunto sério para o momento. Estamos sendo a cada dia bombardeados com informações através de uma mídia que vive se sazonalidade. É Pan, é Tam, é ParaPan, aí voltam as atenções para o PT e o principio ético da relevância do tema em pauta. Violência, Pobreza, Miséria, e algumas mazelas que um leitor colocou como prioridades em sua vida estão a todo momento no rádio, na tv e nos jornais.
A educação que eu penso é aquela educação transformadora. É a educação que abre portas e que prioriza a vida. É o ensinamento de não fazer o que você não queira que façam a você.

Uma notícia me chamou a atenção e seria bom que podesse ser revista. O Jornal Nacional, edição de segunda-feira, 19 de agosto. Exibiu esta matéria que pode ser conferida
aqui "O levantamento feito pela Universidade Federal Fluminense ... mostra que a elite brasileira é a classe que tem os valores mais democráticos e uma tolerância menor com a corrupção", simmmm, mas e daí?

O que é que está sendo feito? Onde está a Elite Brasileira? quando apenas 5% da população é feita de pessoas que ganham mais de cinco mil reais por mês e são chamados de Elite. Enquanto 37,8% da população vive com menos de quinhentos reais. Quem Ganha eleição é o pobre, analfabeto, os sem instruções e o pior de se ver é outra categoria de analfabetos. 35% da população alfabetizada é analfabeta funcionalmente, isto quer dizer que não interpretam e nem assimilam as letras que lêem.

E pra terminar sai a notícia da Reforma Ortográfica. Ai meu Brasil. Quando vai de maneira coerente escolher governantes dignos. Eles precisam de eleitores burros para números em urnas. Em uma aula de política aprendi o seguinte: Lembre em quem você votou para as cadeiras de congresso e vê se não erra da próxima!

Errar da próxima? Não sei na verdade se sou a favor da redução da maioridade penal, mas fico em dúvidas quando um Chinês que recebia propina é condenado à morte e isso passa na TV. "Zheng deveria ter usado o poder dado a ele pelo Estado e pelas pessoas de forma séria e honesta, mas ao invés disso ignorou seus interesses vitais recebendo os subornos", disse o tribunal. "Isso ameaçou a segurança da vida e da saúde das pessoas e causou um impacto social extremamente ruim." Zheng, 62 anos, chefiou o departamento de 1998 a 2005. A China me parece ser uma nação Burra . Mas não sei se essa é a irracionalidade do extremo ou uma maneira certa de obter bons resultados?

Nenhum comentário: