segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Ponto de vista sobre a política

Democraticamente vou expor um ponto de vista interessante sobre a política

Das vezes que, como cidadão, frequentei a Casa Jornalista José Carlos Florêncio, não vi muitas agitações, em termos de movimentação produtiva de parlamentares. E sim, acompanhei pela brilhante imprensa caruaruense, com seus respectivos pontos de vista, distintos, sobre alguns casos citados em matérias jornalísticas que causam repercussão. Tipo: vereador que se diverte em viagens internacionais ao custo de minhas contribuições como cidadão caruaruense. Trens da alegria. Números de assessores com salários exorbitantes. E infelizmente, uma sociedade se instruções didático-pedagógica-político-fundamentais para saber exigir seus direito e reinvidicar. (Estou nesse meio, não sei em que parte).

Porém, estamos às vésperas de eleições municipais. Carros nas ruas, muitos carros (Gasolina R$ 2,62, em média do CARTEL CARUARUENSE DE PROPRIETÁRIOS DE POSTOS DE COMBUSTÍVEL), Nome de empresa bonito e não se faz nada!!, Gráficas que lucram, agências que faturam e o povo que iludido e fanático por vinte reais no momento da votação faz festa. Senhores Juizes Eleitorais, BOCA de URNA existe. só que ninguém vê, ou finge.

Numa discussão com um intelectual de nossa cidade, um professor de história, pra ser mais exato, fiz o seguinte questionamento. Sobre a possibilidade de exigir um curso ou algum aprimoramento dos políticos, possíveis governantes. E sabiamente veio a resposta. "Assim não permitiríamos que presidentes de repúblicas chegassem ao poder", concordei plenamente analisando essa perspectiva da não permanência oligárquica e da possibilidade de ascensão da classse desfavorecida, mas o que venho a comentar neste post é que Nós, Eleitores, tenhámos um pouco mais de responsabilidade e que nossos políticos tenham um pouco mais de senso, inteligência e bom gosto.

Já que podemos ver nas candidaturas nomes como Cláudio do Perfume, Adauto da Ortopedia e Damião da Caruaruense, o ex-vereador Lambreta, Joel da Gráfica, Louro do Juá, Beta Agente de Saúde, Beti Agente da Saúde, Graciete Agente de Saúde, Ranílson Enfermeiro, Wedna do Hospital, Cieldo Filho de Chico do Carburador, Frank Mensagem, Gil Bobinho, Isaac do Xuxu, Ivan Barbeiro, Cal do Gás, Roberto Disney, Socorro do Ônibus, Irmão Júlio do Aeroporto, Geraldo da Auto Escola, Marcone Filho de Socorro, entre outros tantos...

Seria interessante, ao menos, saber o que estes candidatos que tentam reeleição fizeram pelo município (projetos, propostas, ações) e quem sabe tentar conhecer, invés de apelidos bizarros, as pessoas por traz do nome. "Quem faz o homem não é o nome e sim, o homem faz o nome", ditado que meu avô disse a minha mãe pela sábia escolha de meu nome, Ubiratan.

Quem sabe poderemos ver na casa da política pessoas instruídas com fundamentações e propostas reais de decentes. (Parabenizo de forma expressa as "intervenções Artístico-Políticas do PV". Agora nos resta o Horário Político Eleitoral.

Um comentário:

Anônimo disse...

de volta a ativa. mandou bem mano. abraços seu bira